360ª RO
CNS, ENSP/Fiocruz e UFMT oferecem curso gratuito de formação em Monitoramento e Avaliação para o Controle Social

Fiocruz
OConselho Nacional de Saúde, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) e a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) lançaram na manhã desta quarta (6/11), o curso Formação em Monitoramento e Avaliação para o Controle Social no SUS.
A atividade foi concebida e desenvolvida no âmbito de um projeto que visa o fortalecimento do controle social no Sistema Único de Saúde (SUS), e que teve início em 2023, quando 135 estudantes de 23 estados participaram da primeira edição, realizada em formato híbrido.
A versão lançada durante o primeiro dia da 360ª Reunião Ordinária do CNS é autoinstrucional, no formato online, disponibilizado via Campus Virtual da Fiocruz. Assim, a trilha educacional pode ser gerida pelo próprio estudante. A adaptação do material didático do curso híbrido para o formato autoinstrucional consistiu na organização do conteúdo dos três módulos em forma de texto e a utilização de recursos visuais, tais como, gráficos, vídeos e podcasts.
Além disso, foram gravadas 13 videoaulas com a participação das coordenadoras, docentes e tutores a respeito dos conteúdos dos módulos, com recursos de acessibilidade de legenda e tradução de libras, assim como a indicação de leituras complementares.
O curso, que também conta com um ebook, possui inscrições gratuitas e é aberto a todos os públicos, em especial conselheiras e conselheiros de saúde, apoiadores técnicos e outros representantes que atuam no controle social do SUS.
Multiplicadores
Marly Cruz, coordenadora geral do curso e pesquisadora da Fiocruz, apresentou o projeto ao pleno do CNS e afirmou que a proposta pedagógica estipulada está alinhada às deliberações oriundas das conferências de saúde. “O curso vem justamente dentro de um alinhamento de responder a uma das deliberações da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que é poder criar condições e instrumentalizar mais os conselheiros partindo da perspectiva da formação”, declarou.
Também faz parte do escopo pedagógico do curso a construção de multiplicadores, ou seja, todos os cursistas que participarem da formação estão aptos a darem continuidade e multiplicarem a formação nos territórios, sejam eles conselhos estaduais, municipais ou locais em que atuam. “Esperamos também que este curso seja mais um recurso educacional que eles (conselheiros) possam utilizar, já que o acesso é público, gratuito e todos podem se inscrever”, declarou Juliana Fernandes, pesquisadora da UFMT e coordenadora adjunta do curso.
Todas as informações do curso bem como o material pedagógico está disponível no site do Conselho Nacional de Saúde. As inscrições para o curso são gratuitas e a atividade é aberta para todos os públicos, com foco em conselheiros, apoiadores técnicos ou representantes de conselhos de saúde (municipais, estaduais, nacionais) e demais interessados no tema.
Webinário
No dia 22 de novembro, CNS e ENSP/Fiocruz realizarão um webinário para o lançamento oficial, para todo o país, do Curso de Formação em Monitoramento e Avaliação para o Controle Social no SUS. Na ocasião será lançado também o primeiro edital do novo curso de Mestrado Profissional em Participação e Controle Social em Saúde para o SUS. As duas instituições firmaram parceria também para mais esta oportunidade de formação, dessa vez no formato stricto sensu.
Mais informações sobre transmissão e horário do webinário serão divulgados em breve no site e redes do CNS.
Natália Ribeiro
Conselho Nacional de Saúde

Comentários
Enviar um comentário